sábado, 23 de novembro de 2013

PR5 - Senda da Ribeira de Pera

No fim de semana de 23 e 24 de Novembro,  Nenuco e Pastelita perderam-se pela zona de Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno, onde efectuaram alguns percursos pedestres.

Começamos pelo PG5  -  Na Senda da Ribeira de Pêra, no Sábado logo pela manhã. Percurso este com cerca de 7 km, que se inicia na Praia Fluvial do Mosteiro e se estende pela margem direita da Ribeira de Pêra, passando pelo Rabigordo até a aldeia de Gravito. Aqui atravessamos uma ponte de pedra e iniciamos o percurso ascendente, sempre seguindo as margens da ribeira, passando pela aldeia de Alagoa e terminar de novo na Praia Fluvial.

No decorrer da caminhada podemos observar uma vegetação diversa, nomeadamente fetos, pinheiros, eucaliptos, carvalhos, etc… a brindar-nos com as suas bonitas cores de Outono.
A estrada de terra leva-nos à aldeia de Rabigordo, onde existe um óptimo Parque de Merendas na margem da ribeira, alguns metros a frente podemos observar uma pequena queda de água e fomos continuando estrada fora ate à aldeia de Gravito.
Sensivelmente a meio do percurso passamos junto aos pilares do IC8. Quem passa por cima da ponte e lê “Ribeira de Pêra” não consegue imaginar a beleza que se esconde debaixo da densa vegetação.


Passando a povoação de Alagoa rapidamente voltamos a chegar à Aldeia do Mosteiro, que è a única aldeia do Concelho de Pedrógão Grande que integra a rede das aldeias de Xisto, onde almoçamos na Praia Fluvial e fomos tomar café no “Restaurante o Lagar”, que é um lagar de azeite recuperado, um espaço camarário muito bem aproveitado onde o requinte e o bom gosto são palavra de ordem, não esquecendo também a simpatia e amabilidade da actual concessionária que tão bem nos acolheu e nos contou um bocadinho da sua historia.


Folheto - PDF
Informação do Percurso

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário