terça-feira, 5 de agosto de 2014

Parque Nacional Peneda/Gerês – Soajo - Cunhas - PR9 Trilho do Ramil

Após a visita ao bonito lugar de Ermida, Nenuco e Pastelita dirigiram-se à freguesia de Soajo para efectuarem o percurso pedestre “Trilho do Ramil” que tinha início no Lugar de Cunhas, pertencente ao Concelho de Arcos de Valdevez” 

Deixando o Lugar de Ermida, descemos a Serra Amarela para irmos ao encontro da Serra do Soajo, observando a bonita paisagem. Seguimos pela estrada 203 até à indicação de “Soajo” onde em poucos minutos atravessámos o rio Lima junto à antiga central hidroeléctrica e em seguida chegámos à freguesia de Soajo onde fizemos uma breve visita à eira comunitária, local onde estão instalados diversos espigueiros.

O percurso começava junto ao cemitério do Lugar de Cunhas seguindo a estrada de alcatrão. Uma má localização da placa, já um pouco em mau estado, apontava o percurso em frente enquanto deveria mandar virar à esquerda. Tal facto, originou que atravessássemos inadequadamente a localidade.

Ultrapassado este pequeno incidente demos início à íngreme e pedregosa subida observando a imensidão da paisagem que nos rodeia. Entretanto chegámos à antiga casa da guarda florestal agora abandonada e através de um trilho bastante acidentado paralelo ao ribeiro de Laceiras entrámos numa zona de floresta para depois chegarmos à Branda de Ramil, esta é uma pequena branda de cultivo, situada num solo fértil e com água abundante, onde o gado bovino pastava melancolicamente.

Regressados ao local onde deixámos o carro visitámos uma pequena capela em honra de S. Cristóvão (patrono dos motoristas) para regressarmos ao Parque de Campismo de Entre os Rios onde degustámos um excelente bacalhau e procedemos ao merecido descanso, pois o dia havia sido longo e no dia seguinte as aventuras continuariam, desta vez para os lados do Lindoso, com uma rápida visita a “nuestros hermanos”.


Mapa do Percurso





























Nenhum comentário:

Postar um comentário