quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PR11 - Caminho Histórico de Castelo Novo

Castelo Novo é uma Aldeia Histórica do Concelho do Fundão, situada numa das encostas da Serra da Gardunha, um local cheio de história, com ruas estreitas e labirínticas, ladeadas por casas de granito, onde o jorrar das águas dos muitos chafarizes é som constante ao longo da visita.


Após já termos percorrido algumas das ruas da aldeia, passando junto à Casa da Câmara e ao Pelourinho, chegámos às imediações do Castelo, onde no Largo do Adro encontrámos o início de um pequeno percurso pedestre, o PR11 – Caminho Histórico de Castelo Novo. Não nos fazendo rogados, metemos pés ao caminho em direção à Ribeira de Alpreade, que outrora deu o nome à aldeia.

Percorrendo inicialmente as margens da ribeira entrámos na localidade pelo Caminho dos Moleiros.

Passando junto ao Miradouro das Alminhas e ao Cruzeiro do Cabeço da Forca, contornámos a aldeia subindo até à fábrica das águas do Alardo, donde pelo caminho fomos brindados com excelentes vistas sobre o castelo, em diversas perspetivas.

Descemos novamente em direção à aldeia passando junto à Casa da Lagariça, pela Casa da Camara e pelo Pelourinho, regressando de novo junto à Igreja Matriz onde havíamos iniciado o percurso, com cerca de 3 km de caminho percorrido.

Visitámos o Castelo, deliciando-nos com as fantásticas paisagens tanto para a serra com para toda a área em redor, descendo em seguida até junto da ribeira, onde descansámos um pouco junto à praia Fluvial de Castelo Novo, fazendo uma retrospetiva do que tínhamos visto e vivido neste local, aparentemente parado no tempo, mas com tantas maravilhas para ver e tantos mistérios para desvendar.

Com a visita a esta aldeia, perfizemos mais uma das Aldeias Históricas visitadas por nós: Idanha-a-Velha e Monsanto em Julho de 2014 e Belmonte em Agosto de 2015 sendo nossa vontade visitar a maior parte, se não todas elas…







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário