segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aldeia Montesinho - Bragança

Montesinho é uma típica aldeia do nordeste transmontano, pertencente ao concelho de Bragança. Situada em pleno Parque Natural da Serra de Montesinho tem uma altitude de mais de 1000 metros, ficando a cerca de 20 km da cidade de Bragança e a 6 Km da fronteira com Espanha.


A aldeia encontra-se impecavelmente preservada, mantendo a maioria das habitações à traça original, construídas essencialmente de granito, com varandas de madeira e cobertas com lajes de xisto.


É muito agradável passear pelas ruas calcetadas, visitar o museu onde estão registados os hábitos e tradições da região, efectuar o percurso pedestre com inicio no centro da aldeia com cerca de 10 Km, repousar um pouco enquanto se toma um café, ouvindo histórias locais, contadas pelos residentes e desfrutando da beleza e acalmia do local.

A poucos quilómetros existe a Barragem de Serra Serrada, que se acede por uma estrada de terra, um pouco antes da entrada na aldeia. Nós não a visitámos, mas parece que a estrada é transitável, sendo recomendável a subida até à Lama Grande, que é o ponto mais alto, de onde se poderá desfrutar de umas vistas magníficas.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário