domingo, 8 de dezembro de 2013

PR5 - Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital - A Marcha dos Veteranos

No dia 8 de Dezembro, Nenuco e Pastelita com o intuito de conhecerem melhor a zona, foram efectuar o percurso PR5 – Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital – A Marcha dos Veteranos

O percurso inicia-se no Centro Histórico de Oliveira do Hospital no jardim municipal, onde à sua volta se encontram os monumentos mais importantes nomeadamente a Igreja Paroquial que tem anexa a si a belíssima Capela dos Ferreiros, entre outros. No adro da igreja encontra-se a maior Tília do país, com mais de 25 mts de altura e 4 mts de diâmetro.

Após visita aos monumentos seguimos em direcção a Bobadela e passados 3,500 mts encontramos a Anta dos Abraços e em seguida após mais 2,200 mts as Sepulturas Antropomórficas. 

Dentro da Vila de Bobadela os vestígios romanos confundem-se com a povoação tais como o Anfi-Teatro e o Arco-Romano que pode ter sido a entrada para um Forum. Foi sem dúvida aqui o ponto alto do percurso, apesar de esta zona ser muito rica em capelas e fontes, todas muito bonitas também.

Este percurso foi efectuado maioritariamente em estrada, algumas de terra mas na sua maioria em alcatrão, o que torna esta caminhada um pouco maçadora, sendo a maior dificuldade os cerca de 15 kms que constam do percurso No entanto devemos salientar e felicitar os responsáveis pelo facto de estar muitíssimo bem marcado, onde em momento algum existiram dúvidas sobre o trajecto a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário