sábado, 1 de fevereiro de 2014

PR3 - Rota dos Moinhos (Pia do Urso)

Nenuco e Pastelita deram início às suas caminhadas de 2014 no dia 1 de fevereiro no Município da Batalha, mais concretamente em S. Mamede onde está localizado o Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, um lugar mágico, onde a natureza se apresenta no máximo esplendor e sendo também o único parque no mundo pensado especialmente a proporcionar novas experiências e sensações aos invisuais. É constituído por 6 estações temáticas que farão as alegrias tanto dos mais pequenos como dos adultos, pois a própria aldeia onde está inserido foi alvo de um magnífico trabalho de restauro das habitações típicas, conseguindo-nos transportar para um lugar único, em suma, um lugar que deverá ser visitado por todos.


Após a visita ao Eco-Parque impunha-se a caminhada inaugural do ano de 2014. Apesar da chuva ameaçar cair a qualquer instante, metemos os pés ao caminho e de imediato chegamos aos primeiros moinhos, onde um vigoroso aguaceiro nos obrigou a abrigar-nos, mas apesar disso não desanimamos e continuamos o nosso percurso. 



Tal como o nome indica “Rota dos Moinhos” a caminhada levou-nos a observar diversos moinhos, uns muito bem recuperados, outros em ruinas. Passamos no Carreiro das Lages, passando pelo Algar das Gralhas e pelo Vértice Geodésico, local privilegiado em termos paisagísticos donde se conseguia ver perfeitamente o Santuário de Fátima. Por um caminho revestido de rochas calcárias e uma estrada de terra batida chegamos à escola básica dos Crespos e consequentemente à entrada Norte do Ecoparque.

Folheto do Percurso




















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário