domingo, 2 de março de 2014

Pelas Escarpas do Baleal

No dia 2 de Março, dia após termos efectuado o percurso pelas escarpas de Peniche, retomamos o nosso passeio pela visita ao ilhéu da Papoa, visita esta que tinha sido interrompida na véspera, mas antes efectuamos uma paragem no Cabo Carvoeiro de onde se podia observar a Ilha da Berlenga, que o mau tempo da véspera não nos tinha permitido ver.

Da península da Papoa podemos observar a Pedra dos Corvos e uma vista espectacular sobre o Baleal, assim como diversas aves marinhas. O mar batia com todo o seu vigor contra os rochedos fazendo-nos entender a necessidade da construção de umas escadas de madeira a fim de viabilizar o acesso a Peniche, devido à erosão causada pela força do mar que havia transformado a península numa ilha.

Após a visita à Papoa rumámos ao Baleal, uma península que foi ilha noutros tempos e que agora está ligada apenas através de uma estrada estreita que atravessa a praia e que permite apenas a passagem de um carro de cada vez, que fica situada a Norte de Peniche.

Baleal é uma aldeia muito atractiva com casas muito pitorescas, rodeadas pelo mar e com praias e paisagens bastante apetecíveis. Foi aqui, num local paradisíaco virado a norte, após a passagem pela Ermida de Santo Estevão, abrigados do vento que se fazia sentir, que nós sentados numa pedra na falésia degustámos um excelente frango assado… nós e as nossas amigas gaivotas… Foi maravilhoso partilhar o nosso frango e batatas fritas de pacote com um bando de gaivotas que se foram abeirando de nós, praticamente comendo da nossa mão, a natureza tem coisas mágicas, que a todo instante nos surpreendem e nos deliciam.

Depois de contornada toda a aldeia, do lado esquerdo podemos observar a prática de surf e body-board pois devido à sua forma de península as praias de Peniche e Baleal, têm condições únicas na Europa para a prática e ensinamento deste desporto.

Finda a visita regressámos a casa, felizes e contentes apesar da chuva não ter dado tréguas toda a viagem, mas nem ela nos travou a breves visitas à Foz do Arelho, S. Martinho do Porto e Praia do Norte na Nazaré…

Pelas Escarpas do Baleal


Mapa do Percurso






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário