quarta-feira, 23 de abril de 2014

Trilho da Baleia Verde - Carriço

Após o almoço, no parque de merendas da Praia do Osso da Baleia, Nenuco e Pastelita efectuaram o segundo percurso proposto pela Câmara Municipal de Pombal, também na freguesia do Carriço - Trilho da Baleia Verde.

Este percurso tem início no Parque de Merendas da Praia do Osso da Baleia, ao longo de 3,9 Kms e leva-nos a conhecer a biodiversidade da floresta, em que predominam os líquenes e os samoucos. 

Por caminhos florestais, arrifes e aceiros lá vamos nós fazendo disparar a máquina fotográfica a cada passo. Sensivelmente a meio do percurso, local onde ele passa mais perto do mar, desviamo-nos no intuito de irmos molhar os pés nas águas do oceano, neste pequeno desvio conseguimos avistar um enorme lagarto verde alface, muito bonito, mas mesmo após vários minutos rondando o local foi-nos impossível voltar a vê-lo e fotografá-lo. Também a intenção de molhar os pés ficou por concretizar, pois a forte ondulação que atingiu a costa portuguesa no inverno passado, também se fez sentir neste local, escavando as dunas e erguendo uma barreira com mais de 3 metros de altura, sendo muito difícil a sua descida e praticamente impossível a sua subida posteriormente, mediante isto tivemos que nos contentar com a observação do oceano do alto das dunas, para após uns momentos de contemplação fazermos o caminho de regresso ao nosso trilho, mas não sem antes reunirmos esforços para voltarmos a encontrar o referido lagarto, mas mais uma vez em vão.

O percurso encontra-se muito bem marcado, surgindo apenas algumas dúvidas em zonas que as intempéries do inverno originaram a queda de árvores e de ramos, devendo as entidades responsáveis procederem à sua remoção e à remarcação para que assim tudo volte a ficar perfeito. 

E sem grandes dificuldades estávamos de novo no parque de merendas, muito satisfeitos, pois tínhamos explorado mais um bocadinho do nosso belo país.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário