sábado, 10 de maio de 2014

PR1 - Caminho do Xisto de Casal de S. Simão

No dia 10 de Maio de 2014 Nenuco e Pastelita foram caminhar no concelho de Figueiró dos Vinhos, onde visitaram a aldeia de xisto Casal de S. Simão e a Praia Fluvial que está situada nas Fragas de S. Simão


O dia acordou chuvoso e chegámos a passar por locais com um denso nevoeiro, mas após deixarmos o IC8 e desviámos em direcção a Figueiró dos Vinhos logo começámos a avistar sol, embora se distinguisse perfeitamente a separação sol/nevoeiro num determinado local. Quando chegámos ao miradouro de onde se tem uma vista fantástica sobre as fragas, Casal de S. Simão e toda a zona envolvente, apenas ao longe se avistavam indícios de um dia que havia amanhecido um pouco triste, tendo sido o sol uma agradável companhia. 

Resolvemos iniciar o percurso na Praia Fluvial e subir em direcção ao Casal de S. Simão seguindo assim o caminho ao contrário do recomendado. Este percurso é óptimo para fazer em dias quentes, pois a maior parte é efectuado sob vegetação ao longo da Ribeira de Alge ou da Ribeira do Fato, o que transmite uma grande sensação de frescura.

A Praia Fluvial, situada na Ribeira de Alge, envolvida numa floresta laurisilva, está rodeada de enormes fragas que dão aos visitantes uma paisagem ímpar, tal como a possibilidade de praticar vários desportos radicais. Está munida de um bar de apoio, instalações sanitárias e balneários, assim como alguns pontos de água potável, que aquando da nossa visita ainda estavam desactivados, tal como ainda não se haviam efectuado os trabalhos de limpeza da muita lenha existente oriunda das cheias do inverno, o que tirava alguma beleza a este lugar paradisíaco. 

Depois de explorada a zona da praia fluvial demos inicio à subida até à aldeia, junto às ruínas de um antigo povoado e atravessando a maior mancha de sobreiros do concelho, por um trilho onde as dedaleiras predominam dando um alegre colorido à paisagem, começámos a avistar a aldeia, aldeia esta, construída praticamente ao longo de uma só rua, quase paralela à Ribeira de Alge, onde a maior parte das casas foram recuperadas preservando a arquitectura e os materiais de construção originais. Na sua cumeada existe a loja das aldeias de xisto e o restaurante, local eleito por nós para tomar um cafezinho usufruindo de uma paisagem deslumbrante. 

Nesta povoação existe ainda uma grande rota (um troço que integra a grande rota das aldeias do xisto – GR 21), que estabelece a ligação entre Casal de S. Simão e a aldeia de Ferraria de S. João, anteriormente também visitada por nós.

Descemos até à Ribeira do Fato ao longo de várias cascatas verdejantes de águas cristalinas, onde encontramos o local onde podemos optar pelo PR 1.1 que nos leva directamente para Além da Ribeira e que abrevia o percurso em 2 kms ou continuar em direcção a Saonda ao longo da margem direita da Ribeira de Alge até à Ponte de Brás Curado onde regressámos pela margem esquerda até à povoação de a Além da Ribeira para rapidamente regressarmos de novo à Praia Fluvial.

































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário