sábado, 13 de setembro de 2014

PR4 - Trilho Terras de Granito

Após a vista à Praia Fluvial do Alfusqueiro, Nenuco e Pastelita dirigiram-se a Macieira de Alcoba para efectuarem o PR4 – Trilho Terras de Granito.

Iniciámos o percurso junto da Igreja de S. Martinho, seguindo pela rua do Vargo passando pela eira e pelos espigueiros juntos a um grande milheiral. Desviámos para o restaurante “A Escola” onde tomámos o nosso tradicional cafezinho e conversámos um pouco, ficando a saber que havia um grupo da “Quercus” a efectuar também o mesmo trilho. 

Junto ao entroncamento do Merengal, abandonámos o PR3 (trilho da aldeia), caminho comum ao PR4 até este local e chegámos à Praia Fluvial onde fizemos um pequeno desvio para visitar os dois moinhos ali existentes, tal como duas pequenas cascatas. Caminhando em direcção a Belazeima, cortámos à esquerda pela floresta para passarmos pelas hortas velhas, local onde existem diversos currais em ruínas.

Continuámos a subir até à Senhora da Guia e por sua vez até ao Miradouro do Junqueiro, de onde se obtém uma vista soberba sobre a Serra do Caramulo e de onde também se avista o mar (Aveiro). Passando pelo forno da Srª da Guia chegámos ao terreiro das festas, festas estas que acontecem no 3º domingo de Agosto, em que a Senhora da Guia dá a volta ao forno nos ombros das mulheres de Urgueira.

A aldeia de Urgueira encontra-se logo à saída do recinto. Por caminhos florestais chegámos à aldeia do Carvalho e por sua vez à bonita Capela de Nossa Senhora de Fátima, tomando um trilho por entre sobreiros até ao centro da aldeia de Macieira e descendo as Escadas do Outeiro virámos à direita, passando pela Casa do Tear e pelo Centro Interpretativo da Aldeia do Milho Antigo, onde parte do mesmo é direcionado a crianças e jovens, neste local está patente uma exposição permanente sobre a cultura e as tradições associadas ao milho antigo.

Estávamos de volta à Igreja Matriz, local onde iniciámos este bonito percurso. Como o PR3–Trilho da Aldeia tem vários pontos em comum com o PR4-Trilho terras de Granito, optámos por completá-lo, indo assim visitar as Eiras e os Espigueiros, a Moinhola e a Casa da Professora, terminando assim os mais de 11 km efectuados por nós na execução destes percursos.

Foi uma caminhada muito interessante, com diversos pontos de interesse, muitíssimo bem marcado e que recomendamos a todos.

Mapa do Percurso

Mapa do Percurso - Urbano

Video




















































































        



             





Nenhum comentário:

Postar um comentário