sábado, 10 de janeiro de 2015

PR2 - Encantos do Vale da Mata

Nenuco e Pastelita voltaram ao concelho de Alvaiázere, desta vez para conhecerem os encantos do Vale da Mata. Este concelho, pertencente a Terras de Sicó, é possuidor de paisagens belíssimas não sendo de todo a Serra de Ariques excepção à regra

O percurso inicia-se junto à Escola Primária de Ariques e ao longo de cerca de 10 km leva-nos a conhecer a Serra de Ariques e o Vale da Mata.

Por entre Azinheiras e Carrascos, subimos por um trilho estreito e pedregoso até atingirmos o cume da Serra de Ariques, que nos proporciona uma vista espectacular sobre a Serra de Alvaiázere. Descemos de seguida por um caminho utilizado pelos pastores em direcção ao ribeiro, acompanhando o seu leito até ao Vale da Mata, num ambiente sombrio de bosque encantado onde não nos surpreenderia encontrarmos ali o coelho da Alice no País das Maravilhas.

Atingindo a franja da Serra Pequena e rodeados de enormes afloramentos rochosos, chegámos a Vale da Couda, uma aldeia típica, ainda em muito bom estado de conservação.

O nosso percurso já se encontrava na recta final e com a Serra de Alvaiázere do lado direito, entre uma “floresta” de lapiás, seguimos a estrada de alcatrão até ao nosso ponto inicial, a Escola Primária… Esta estava primorosamente recuperada, tendo-nos sido dito por uma habitante local que o Município de Alvaiázere anda a proceder à recuperação das antigas escolas com o intuito de fazerem Turismo de Habitação, demos uma visitinha de olhos, pois claro… Está sem duvida bastante acolhedora, não faltando sequer a piscina, sem duvida uma ideia bastante original…

E com esta visita demos por encerrada mais uma caminhada por terras de Alvaiázere, prometendo voltar em breve, pois este concelho tem ainda um vasto conjunto de percursos pedestres e mais uma series de lugares para conhecer.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário