sábado, 19 de setembro de 2015

PR2 - Piodão

Nunca são demais as visitas à Aldeia Histórica do Piódão. Passear pelas ruas estreitas e empedradas, descobrindo os mistérios escondidos entre as pequenas casas de xisto, que se alinham em escadaria pela encosta, formando um gracioso anfiteatro.


Esta visita surgia com uns planos um pouco diferentes. Mais que sentar na esplanada a beber um café e provar um dos tradicionais licores, o objectivo era efectuar um percurso pedestre até Foz d’Egua, local de beleza invulgar, sendo o cenário perfeito para que a objectiva da máquina fotográfica não pare de disparar.

No posto turismo local, foi-nos facultada a informação de um novo percurso, instaurado pelas Aldeias Históricas, que ainda não havia sido inaugurado. Ao invés de efectuarmos o traçado antigo, metemos os pés no trilho e fomos em direcção a Chãs de Égua.

Seguindo por trilhos muito técnicos chegámos à Praia Fluvial da Foz d’Égua, lugar que faz juz a todas as fotos que já tínhamos visto. Aqui a ribeira do Piódão e a ribeira de Chãs d’Égua juntam-se para depois correrem em direção ao rio Alvôco.

Este local é de facto um local paradisíaco, no entanto o facto de ser acessível de automóvel e a sua grande divulgação começa a atrair um elevado número de visitantes, esperemos que não se estrague…

O regresso ao Piódão foi efectuado pelo caminho antigo, ficando para outra oportunidade desvendarmos os encantos do outro lado do percurso.

Já de volta para casa, em plena Serra do Açor, passámos pela Aldeia da Benfeita, onde já tivemos o privilégio de efectuar o PR1 – Caminho de Xisto da Benfeita - A Frescura das Cascatas, um dos percursos mais bonitos que já efectuámos, que passa junto à Cascata da Fraga da Pena.

Mais um dia passou em comunhão com a natureza, em contacto directo com as belezas do nosso país, onde ao longo de quase 10 km, nos deslumbrámos com uma das mais bonitas aldeias de Portugal, que faz parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal, envolvida de fantásticas paisagens.

Mapa do Percurso



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário