sábado, 26 de setembro de 2015

PR2 - Trilho Vinho do Porto

O percurso do vinho do Porto faz parte da rede de percursos pedestres de Lamego. Inicia-se na localidade de Samodães, atravessando a localidade e por entre vinhas que geram as castas do famoso Vinho do Porto, desce-se sempre até ao Rio Douro.

A primeira parte do percurso é praticamente toda a descer com uma lindíssima panorâmica sobre o Vale do Douro. Na altura da nossa passagem, em muitos lugares, ainda era bem visível a azáfama das vindimas, onde por diversas vezes nos foram ofertados alguns cachos de uvas, acto esse que não podemos recusar.

Chegados junto ao rio, percorremos a sua margem durante dois quilómetros, presenciando os barcos de turismo que por ali passavam, bem como algumas unidades Hoteleiras, que proporcionam aos seus hóspedes umas vistas fantásticas sobre o Douro.

A última parte do percurso é a subir até ao ponto de partida, por entre socalcos vinhateiros, sempre com uma paisagem magnífica que nos vai compensando do esforço físico e do calor que se fazia sentir.

É um percurso do ponto de vista paisagístico muito interessante, onde ao longo de cerca de 8 Km testemunhámos a beleza da paisagem da Zona do Alto Douro Vinhateiro.

Para terminar o dia, passámos pela sede de conselho, Lamego, e dirigimo-nos ao Mezio, no conselho vizinho de Castro Daire, onde iriamos pernoitar na Casa do Arco, numa casa de granito e madeira, muito tradicional que foi convertida em turismo rural, com a Serra de Montemuro por companhia.

O jantar aconteceu num restaurante local, onde funciona também o núcleo museológico de Montemuro, onde podemos degustar refeições bem portuguesas a preços muito simpáticos.

E era chegada a hora de recolher, pois no dia seguinte a aventura iria continuar numa aldeia vizinha, a Moura Morta, onde iríamos efetuar o “Trilho dos Lameiros”.


Mapa do Percurso
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário