domingo, 25 de outubro de 2015

Da Aldeia de Xisto Agua Formosa ao Miradouro das Fontes

No intuito de explorarmos um pouco do Concelho de Vila de Rei, assentámos arraiais numa das Casas da Ladeira, numa aldeia no centro de Portugal, entre Vila de Rei e Abrantes: a Matagosa, ou Matagosinha, como parece chamar-se aquela zona mais específica, onde iríamos pernoitar.

Começámos por atravessar o concelho de Vila de Rei, dirigindo-nos a Água Formosa onde tínhamos previsto efectuar o PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa. Devido às condições atmosféricas não nos foi aconselhado efectuá-lo devido à chuva abundante, por esse motivo e um pouco a contra gosto, limitámo-nos a fazer uma pequena visita, caminhando um pouco pela calçada que dá acesso à Fonte de água formosa, deixando a promessa de a curto prazo lá voltarmos e podermos desvendar mais algumas das maravilhas desta aldeia, onde as casinhas de xisto se alinham em anfiteatro de forma a poderem captar a maior quantidade de raios solares.

Continuámos depois para o nosso destino, atravessando a pequena ponte, sobre a Ribeira de Codes (um afluente do rio Zêzere), local de confluência dos concelhos de Abrantes, Vila de Rei e Sardoal, seguindo assim para Matagosa.

Aproveitando a óptima localização das “Casas da Ladeira”, junto à Albufeira de Castelo do Bode, efectuámos uma pequena caminhada, descendo uma escadaria de pedra que liga as casas à Albufeira. Após percorrermos durante alguns metros a sua margem, subimos pela Rua da Albufeira, passando pela Igreja e voltando de novo ao ponto de partida, perfazendo quase 1Km (ver mapa do percurso).

Aproveitámos também para conhecer a Freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, que fica a escassos quilómetros, onde na qual já tínhamos saboreado um tradicional maranho no dia anterior. 

Fontes é uma localidade banhada pelas águas do rio Zêzere, onde o verde da vegetação se mistura com o azul das águas do rio, oferecendo-nos paisagens espectaculares. De passagem pela freguesia não podemos deixar de visitar, entre outros, a Cabeça Ruiva e o Miradouro das Fontes, situado no adro da Igreja Matriz, proporcionando-nos uma vista sem igual, sobre o casario e sobre a Albufeira do Castelo do Bode.

Mapa do Percurso





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário