domingo, 25 de outubro de 2015

Percurso Pedestre do Penedo Furado

O Percurso Pedestre do Penedo Furado, foi um dos pontos altos da nossa estadia no concelho de Vila de Rei. Diversas vezes nos foi recomendado e como não poderia deixar de ser, lá nos encaminhámos para o local.


O Miradouro das Fragas do Rabadão foi a nossa primeira paragem. De lá avista-se uma paisagem fantástica sobre o vale e sobre a Praia Fluvial, surgindo-nos um horizonte que se estende atá à albufeira da Barragem do Castelo do Bode. Naqueles montes mais próximos, foi exposta uma via-sacra com várias estatuetas, ali colocadas pelos populares, que transformam esta paisagem numa paisagem única.

A alguns metros do Miradouro do Rabadão, existe outro, o Miradouro do Penedo Furado. Na sua base existe um túnel que nos deixa atravessá-lo. Do lado direito do miradouro, inicia-se o Percurso pedestre, que desce por um trilho até à Praia Fluvial do Penedo Furado.

Esta Praia foi finalista no Concurso 7 Maravilhas - Praias de Portugal, pois além das suas águas calmas e límpidas que furam as rochas, insere-se numa bonita paisagem natural, estando munida de todas as infraestruturas necessárias para passar bons bocados em família. Possui um amplo parque de merendas, parque infantil, bar e um amplo parque de estacionamento.

Seguindo a margem direita da Ribeira de Codes, passamos junto à “Bicha Pintada”, que segundo os estudiosos, se trata de um fóssil com mais de 480 milhões de anos.

Continuando pela margem da ribeira, iniciámos a subida ingreme, mas encantadora, onde várias quedas de água vão apaziguando o cansaço com toda a sua beleza, originando que quase sem darmos conta, e sempre com a objetiva da máquina fotográfica a disparar chegássemos ao Miradouro das Fragas do Rabadão.

Este percurso, apesar de curto, com apenas 2,5 Km, é um percurso de rara beleza, onde as águas da ribeira de Codes, rasgam a montanha formando bonitas cascatas e onde a ação humana tem contribuído com afinco para que o local se torne ainda mais bonito e interessante… Aconselhamos a todos uma passagem por este sítio magnifico.


Mapa do Percurso




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário