sábado, 2 de abril de 2016

PR6 - Trilho do Águeda (1)

O Trilho do Águeda inicia-se no Parque 1º de Maio, junto ao Rio Águeda, que banha esta cidade desaguando na margem esquerda do Rio Vouga.


Subindo a margem direita do rio, atravessámos a Ribeira do Ameal, em direcção ao Parque Fluvial de Souto do Rio, ladeando os campos onde essencialmente se cultiva o milho, 

Junto ao placard de inicio de percurso, não existe qualquer informação da inexistência de ponte de acesso ao Parque Fluvial Souto do Rio, este facto impossibilita a travessia para a margem esquerda. Apesar da informação estar no site da Câmara Municipal, deveria constar também no local, pois esta situação é um pouco frustrante para o pedestrianista.

Junto aos pilares de madeira, restos da ponte que ali existiu, antes das águas do Rio Águeda a terem arrastado, optámos por subir para a estrada de alcatrão e seguirmos de novo até à cidade pela Rua Souto do Rio, chegando assim ao recinto da feira.

Atravessando a feira, passando junto ao Mercado Municipal e aos Bombeiros, continuámos a caminhada efectuando a variante PR6.1, que liga o rio à zona mais alta da cidade. 

Seguindo a margem direita pelo jardim até à Adega Cooperativa e às Alminhas de Paredes, subimos depois até ao Parque Alta Vila, um jardim muito bonito com boas vistas, que recomendamos, pois certamente valerá a pena. 

Continuando a caminhada pelas ruas da cidade, passamos junto à Igreja Matriz, descendo depois umas escadinhas muito coloridas, onde existem painéis com os passos da Via Sacra, escadas essas que nos conduziram ao centro, também muito decorado e colorido… uma cidade bastante agradável e com muitos motivos de visita.

Este foi mais um percurso da rede de percursos da Camara Municipal de Águeda, a juntar aos anteriormente efectuados: o PR1 – Trilho da Pateira ao Águeda efetuado em 07/06/2014 e o PR7 – Trilho dos Poços em 17/01/2015, onde percorremos as margens da Pateira de Fermentelos. Efectuámos também, neste concelho, o PR4 – O trilho das Terras de Granito que fizemos em conjunto com o PR3 - Trilho da Aldeia a 13/09/2014, ambos em Macieira de Alcôba, dois percursos muito bonitos.

Após percorridos estes 8,5 Km, deixámos para outra oportunidade a parte do percurso na margem esquerda, onde passaremos na Borralha e efetuaremos a outra variante PR6.2 que passará junto à Quinta do Conde Sucena.

Mapa do Percurso











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário