sábado, 10 de dezembro de 2016

PR10 - Trilho de Lourizela - Águeda

Lourizela é uma pitoresca aldeia serrana, situada numa encosta da Serra do Caramulo, pertencente à união de freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba.

É uma típica aldeia serrana, que tem vindo a ser recuperada, deixando intacta a sua traça original, de construções essencialmente de xisto, com algum granito e varandas de madeira. 

Esta zona já não nos era completamente desconhecida, pois em Setembro 2014 já tínhamos visitado Macieira de Alcoba onde efetuámos o PR4 - Trilho Terras de Granito e também estivemos na Praia Fluvial do Alfusqueiro. Mais recentemente, em Agadão, também percorremos o PR11 – Trilho do Vale Serrano

Ficámos bastante desolados pela alteração na paisagem em relação a 2014, pois a enorme mancha verdejante deu agora lugar a uma mancha castanha, causada pelos violentos incêndios que fustigaram uma grande área florestal no concelho de Águeda, no último Verão.

As expectativas eram enormes quando iniciámos este percurso junto da Capela de S. Tomé e nos infiltrámos entre o casario de xisto, pelas ruas empedradas e estreitas da aldeia, pois adivinhávamos um belíssimo percurso.

Subindo a rua principal chegámos ao cruzeiro, onde começámos a descer até junto do Rio Alfusqueiro. Atingindo o rio, fizemos o desvio para montante, para vermos o início do canal. Este é um troço do percurso muito interessante ao longo da margem esquerda do rio, de uma beleza incrível, onde além de um colorido de Outono, é um local de interessantes formações rochosas e existe também uma imponente cascata que cai do cimo do monte, apesar de estar um pouco camuflada por baixo do arvoredo.

Voltando ao percurso principal continuando a caminhar por dentro do canal, passados uns 300 metros chegámos à antiga Mini-Hídrica. Nas placas, as distâncias não correspondem às nossas, parecendo haver aqui algum engano, apesar de termos seguido todas as marcações e indicações do percurso.

Passámos depois por uma zona muito bonita de cascatas e antigos moinhos de água, continuando a subir até às Termas do Lameirinho, um local bastante aprazível, eleito para degustação das nossas sandochas.

Após atravessarmos o riacho que banha este espaço muito agradável e acolhedor, subimos até à estrada que dá acesso à aldeia e após cruzarmos a ponte virámos à direita, novamente para a floresta, sobre um tapete de folhas secas. Um pouco mais à frente atravessámos uma ponte de madeira, encontrando um moinho e uma fonte e daqui à Rua da Fonte, já na aldeia, é um ápice, rapidamente chegámos à Capela de S. Tomé onde havíamos começado.

É um percurso de 5 km repleto de belezas naturais, transportando-nos por diversas vezes aos contos de fadas, não nos parecendo impossível aparecer em qualquer lugar o coelho da Alice no País das Maravilhas ou Gnomos e Duendes dos contos dos Irmãos Grimm.

Devo apenas salientar que as marcações, ao contrário do Trilho dos Arrozais e do Trilho do Vale Serrano, estavam um pouco confusas. Normalmente usamos uma aplicação que desenha o trajecto dando-nos os quilómetros percorridos e chegámos à conclusão que o mapa que se encontra no inicio do percurso não coincide com o nosso, apesar de termos seguido à risca as marcações no terreno. A legenda também não coincide pois a fonte no mapa de inicio está apenas como um ponto de interesse tendo que fazer o caminho ida e volta, na realidade o percurso passa por lá, não sendo necessário fazer qualquer desvio. Também algumas distancias não parecem ser as reais o que causa alguma confusão. Sugiro que seja feita uma revisão ao percurso e que seja rectificado o mapa de início, para que não hajam dúvidas do caminho a seguir e se possa usufruir em pleno de todas estas belezas.

De regresso a casa, passámos pela sede de concelho, para apreciar as decorações de Natal, a pista de gelo e surpreendermo-nos com o Pai Natal Gigante colocado no Largo 1º de Maio.

Foi sem dúvida um dia muito bem passado.

Uma vez mais agradeço ao Município por estas iniciativas, que nos dão oportunidade de conhecer novos locais, simplesmente fantásticos.


Mapa do Percurso





















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário