domingo, 19 de fevereiro de 2017

São Martinho de Mouros - Resende

Deixando para trás Lazarim e Lamego, passámos junto ao Douro, onde podemos admirar a cidade da Régua na outra margem. Passámos junto do local onde já havíamos efectuado o PR2 – Trilho do Vinho do Porto em Samodães e dirigimo-nos para outra aldeia desconhecida por nós: São Martinho de Mouros no concelho de Resende, encarrapitada numa encosta, na margem direita do Rio Bestança.

Ficámos alojados na Casa Cardoso onde fomos simpaticamente acolhidos pelos proprietários, que nos deram a provar o fabuloso vinho do Porto da região e nos deram algumas informações sobre os locais a visitar e para jantar.

Jantámos na sede de conselho, passando pelo Parque Fluvial de Porto de Rei.

No dia seguinte dedicámo-nos a conhecer a aldeia, visitando a Igreja do Senhor do Calvário e subindo ao Nicho do Imaculado Coração de Maria, um miradouro com soberbas vistas sobre o vale do Rio Douro.

Descendo de regresso à aldeia, pelas suas ruas calcetadas e muito bem cuidadas, passámos junto da Capela de Sant’Ana e da Antiga Domus Municipalis, chegando depois à Igreja de S. Martinho de Mouros, monumento do do Sec.XII, que faz parte do circuito da Rota do Românico.

Continuando para o nosso ponto inicial, seguimos pela Avenida Nené Ribeiro. Esta avenida, ladeada de cerejeiras, ficará com um aspecto bastante diferente quando as mesmas estiverem em flor ou com frutos, proporcionando-nos um belíssimo espectáculo e convidando-nos a outra visita, vislumbrando uma paisagem diferente.

Foi uma manhã muito bem passada, onde ao longo de 4km nos passeámos por mais um bocadinho de Portugal.


Mapa do Percurso

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário